Como saber se sua identidade visual precisa de um rebranding

Sabe aquele look que você amava em 2017, mas hoje não faz mais sentido nenhum? Pois é, com a identidade visual da sua marca pode acontecer a mesma coisa. De tempos em tempos, eu paro pra olhar minha marca como quem olha um diário antigo. Às vezes, a sensação é de estranheza: “Ué, será que essa marca ainda sou eu?” Se você já sentiu isso, calma. Pode ser apenas o sinal de que chegou a hora de um rebranding.

“Rebranding? O que é isso?” Rebranding é basicamente dar uma repaginada na sua marca. É quando você percebe que ela não está mais mostrando quem você é, o que você faz ou o que quer transmitir. Aí você atualiza tudo: visual, linguagem, posicionamento... tudo que precisa pra sua marca acompanhar sua evolução.

Mas calma: não é só trocar a logo ou mudar as cores. É uma mudança mais estratégica, pensada, que pode envolver desde o nome da empresa até a forma como você se comunica nas redes.

Rebranding é sobre alinhar sua marca com a fase que você está vivendo agora. Seja porque seu negócio cresceu, mudou de público, ou porque você simplesmente amadureceu como empreendedora.

Como social media e empreendedora, já acompanhei várias mulheres incríveis passando por esse momento, e acredite: rebranding não é só uma tendência ou um capricho estético. É um movimento natural quando a gente evolui: como pessoa, como profissional e como marca.

A identidade visual é a primeira impressão que sua marca causa. Ela carrega seus valores, seu posicionamento, sua energia. Quando ela não conversa mais com quem você é hoje, algo precisa ser ajustado. E não estamos falando apenas de trocar a logo, é mais profundo. É sobre alinhar sua imagem com o negócio que você está construindo agora.

Se você está em dúvida se esse é o momento certo pra dar esse passo, separei aqui cinco sinais que costumo observar em mim e nas minhas clientes:

Sua marca não conversa mais com o público que você quer atingir 

Você começou com um foco, mas hoje atrai outro perfil e sua comunicação visual não acompanhou essa mudança. Isso acontece muito! Uma cliente minha começou atendendo mães empreendedoras e, com o tempo, migrou para marcas pessoais de mulheres líderes. A identidade dela, que era toda fofa e delicada, não fazia mais sentido. Rebranding, na certa!

Você tem vergonha de mostrar sua marca

Esse é um dos sinais mais nítidos. Se você evita divulgar seu feed, se não gosta das cores, da tipografia, do estilo... tem algo gritando por mudança. Marca boa é aquela que você tem orgulho de colocar no mundo. Se você anda escondendo a sua, vale repensar.

Sua identidade parece amadora ou desatualizada

Vamos ser sinceras? Aquela logo que você fez no início da sua jornada, funcionou por um tempo. Mas será que hoje ela ainda transmite profissionalismo? Marca visual precisa acompanhar o crescimento do negócio, incluindo paleta de cores, tipografia, estilo das fotos e até o jeito que você escreve.

Seu negócio cresceu, mas sua marca não acompanhou

Você saiu do artesanal e foi pro digital, começou a atender fora do seu bairro, contratou equipe, ampliou serviços... mas a marca continua com cara de “comecei agora”? A imagem da sua empresa precisa refletir essa nova fase. Caso contrário, você pode perder autoridade e até mesmo clientes mais qualificados.

As pessoas não entendem o que você faz ou confundem com a concorrência 

Se sua marca está parecendo "mais do mesmo", se as pessoas acham que você faz uma coisa quando, na verdade, faz outra... algo está falhando na comunicação visual. Marca forte tem identidade única. Não precisa ser espalhafatosa, mas precisa ser marcante. Um exemplo são os arcos dourados do Mc Donald’s, em qualquer lugar que você ver os arcos formando o M, irá saber que ali tem um méqui. É simples, porém marcante!

Rebranding é sobre coragem, não só sobre estética 

Fazer rebranding é assumir que você cresceu, que você mudou, que sua marca precisa refletir a potência que você é hoje. É tudo estratégico.

Mas uma dica de ouro da Carolzinha aqui: não faça isso no impulso!! Rebranding exige reflexão, clareza e planejamento. É sobre contar sua história com consistência e personalidade.


Anterior
Anterior

Constância: o que você precisa saber para não ser esquecida no Instagram

Próximo
Próximo

Como criar um posicionamento forte para sua marca